sábado

ÓLEO DE LAVANDA NO TRATAMENTO DE ASMA BRÔNQUICA


A asma brônquica é uma doença crônica freqüente cuja prevalência vem aumentando nas últimas décadas. Sob o ponto de vista clínico, pode manifestar-se através de simples episódios de tosse até acessos recorrentes de severa dispnéia, podendo, inclusive, determinar a morte. Esta doença acomete pessoas de qualquer faixa etária, todas etnias e classes sociais em todos os países.
O óleo de lavanda é relacionado como possuidor de propriedades anti-inflamatórias, que podem ser úteis no tratamento da asma brônquica, que é caracterizada por uma inflamação alérgica brônquica.
Recentemente, um estudo japonês1 com animais demonstrou que o óleo essencial de lavanda (Lavandula angustifolia) foi capaz de inibir a inflamação alérgica e a hiperplasia de células da mucosa com supressão de citocinas (IL-5, IL-3, IL-4) liberadas pelos linfócitos T-helper-2 e expressão de Muc5b em um modelo de asma. 
A proteína Muc5b forma uma barreira de muco que exerce efeito protetor e facilita a eliminação de agentes patogênicos, além de aumentar a atividade de macrófagos2.

Somado a uma ação anti-microbial do óleo de lavanda, este muco "aromático" se torna uma teia mortal a micróbios dentro dos pulmões e aparelho respiratório. A Lavanda, além de anti-inflamatória, anti-alergênica e anti-séptica, também possui potencial mucolítico capaz de restabelecer o funcionamento saudável do aparelho respiratório. 
Dentre os diferentes óleos de lavanda disponíveis no mercado, um deles chama a atenção por serem as plantas cultivas em local de altitude elevada, entre 1.500 a 2mil metros. É o óleo essencial de lavanda fina. O ar rarefeito da altitude elevada, faz a carga de princípios ativos calmantes, anti-inflamatórios e anti-alergênicos aumentarem, tornando o óleo mais potente e igualmente de aroma distinto e superior.


DICA PARA UMA MELHOR RESPIRAÇÃO:
Asma - Combine lavanda com camomila azul ou tanaceto azul
Rinites - Combine lavanda com espruce
Bronquite e sinusite - Combine lavanda com hortelã pimenta
Sinusite infecciosa - Combine tea tree, lavanda e ravensara
2 gotas de cada em nebulizador de máscara para inalação por 15-20 minutos. Em vaporizadores a quente, 5-8 gotas de cada (para cerca de 1 litro de água no vaporizador).
Obs.: Óleos essenciais são alternativas naturais para o bem-estar e que ajudam a melhora a saúde e prevenção de problemas mais graves. O seu uso não substitui o acompanhamento e orientação do médico.
LASZLO
Natural é Estar Bem!
Referências (textos Fabian Laszlo):
1. Ueno-Iio T, et al. Lavender essential oil inhalation suppresses allergic airway inflammation and mucous cell hyperplasia in a murine model of asthma. Life Sci. 2014 Jul 17;108(2):109-15.
2. Roy, Michelle G. et al. Muc5b is required for airway defence. Nature 505, 412–416 (16 January 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é a melhor forma de atendê-lo.