segunda-feira

A Energia de Cura da Melissa


A Energia de Cura da Melissa - Série o Poder da Natureza



Por Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Complementar Especializada pela Universidade Federal de Pernambuco em Terapia Floral, Mestre em Reiki, Aromaterapeuta, Cromoterapeuta.



A Erva Melissa Officinalis também conhecida como Cidreira, de nome botânico Lippia Alba (Mill) N. E. Brown possui os seguintes sinônimos botânicos: Lantana Alba Mill, Lantana Geminata (Kunth) Spreng, Lippia Geminata Kunth, Lippia Globiflora var. e Geminata (Kunth) Kuntze. Outros nomes populares são: Cidreira Brava, Falsa Melissa, Capitão do Mato, Salva Limão, Sálvia da Gripe, Erva Cidreira de Arbusto e Lípea. É uma planta perene, do Mediterrâneo, da família das labiadas, feminina.

Seu uso é muito antigo que aparece citada na Odisséia de Homero e Plínio o grande naturalista da era cristã dizia que as abelhas aumentavam a produção de mel quando se esfregavam na erva. Dioscorides aconselhava o uso da planta para picadas de insetos e mordidas de animais especialmente de cachorro. Também era utilizada pelos árabes c como alimento e medicamento. Na época da colonização dos Estados Unidos era utilizada pelas senhoras saudosas da sua terra original a Inglaterra.

Propriedades medicinais: digestivo indicada para cólica (dor de barriga), espasmo, estômago, gases, insônia, sistema nervoso. É anti-espasmódica, tônica do sistema nervoso, ótima para insônia, combate agitações dos nervos, histerismo e dores de cabeça de origem nervosa. Usa-se a melissa nas digestões difíceis, enxaqueca, falta de apetite, indigestões, prisão de ventre e gases intestinais. Aplica-se também a compulsão em geral. Na pele age como calmante limpa e cicatriza acne e é componente de várias loções para pele oleosa.

No aspecto mágico fortalece o amor. Dizem que colocar umas folhas no bolso auxilia a encontrar um novo amor. Será?

A Melissa é a planta dos ansiosos, dos que acham que são indispensáveis, mas que no fundo sentem que fazem tudo compulsivamente para os outros por medo de perder. Essas pessoas tendem a se tornarem cobradores profissionais, e tudo que acham que o outro (filhos, marido) deveria dar de volta por gratidão e não dá ou não consegue dar se torna motivo de cobrança , angústia , depressão e insônia. É ingrediente da água de Melissa, receita fitoterápica do século XVIII criada pelas irmãs Carmelita indicada para a dependência de drogas.

Como Essência Floral no Sistema Brasileiro de saint Germain aMelissa subespécie Lippia Alba que trabalha a energia da alegria, felicidade, vontade de vencer obstáculos serenamente, com pleno controle das emoções e vencendo os sentimentos negativos. Esta essência trabalha a criança interior, promove tranqüilidade, paz, o indivíduo volta a sorrir e a desejar ser feliz. Dissolve o desespero, ansiedade, tristeza.

Já a essência Cidreira do mesmo sistema floral, embora tenha este nome, é produzida a partir de uma espécie botânica diferente oCymbopogum Citratus é indicada para se ter controle dos pensamentos, para aquelas pessoas controladoras com dificuldade de deixar os acontecimentos fluírem. Para situações de ansiedade, histerismo, apreensão, insônia, pessoas que não conseguem desligar das preocupações diárias. Também recomendamos para pessoas sobrecarregadas de afazeres e obrigações que estão vivendo situação de estresse. Tal situação pode levar a elevação da pressão sanguínea e causar retenção de liquido no organismo. Este floral cura o mental.

No Sistema de Minas temos a Lippia que é feito com a planta Lippia germinata Kunth cujo nome popular é Erva-cidreira-do-campo segundo seus criadores, essa essência floral atua sobre o corpo psíquico e físico/etéreo corrigindo deformações e tendências negativas com perda de energia que resultam a nível físico em processos inflamatórios e degenerativos. A Lippia tem ação harmonizadora. É uma essência sedativa, desfaz a tensão, dá paz mental, melhora a resposta às situações cotidianas e o rendimento vital.


Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora - Mestre em Reiki – Aromaterapeuta
E-mail: rosangela.bittar@globo.com
Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882