segunda-feira

A Energia de Cura da Camomila

Série o Poder da Natureza
Por Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Complementar Especializada pela Universidade Federal de Pernambuco em Terapia Floral, Mestre em Reiki, Aromaterapeuta, Cromoterapeuta.

A Camomila é uma erva aromática muito popular no Brasil e no Mundo. Existem várias variedades como a Anthemis nobilis (inglesa), a Matricaria chamomilla (alemã). É uma planta perene da família botânica das compostas. A inglesa renasce sozinha após o inverno porque suas raízes nunca morrem e sobrevivem a esta estação, embora perca as folhas, é uma planta rasteira e delicada com florzinhas que lembram minúsculas margaridas. Já a alemã não é rasteira e forma um arbustinho cheio de flores que dura apenas uma estação, precisa ser semeada por 2 ou 3 anos e após isto renasce com facilidade. O caule ereto é muito ramificado, suas folhas são recortadas, suas flores brancas raiadas com cetro amarelo. Também chamada de Oeil-du-Soleil (olho do sol) na França. A palavra camomila deriva do grego chamaimelon que significa "macieira rasteira" por causa do odor penetrante.

Os Egípcios curavam malária com o chá de suas flores, era considerado sagrado e era oferecido ao Deus Sol, Rá. Era uma das 9 ervas sagradas dos Saxões. Posteriormente, foi consagrada a Santa Ana, a mãe da Virgem Maria. É conhecida como a "médica das plantas" porque tem o poder de curar as plantas vizinhas.

Dioscorides dizia que era imbatível para dor de cabeça a cosmética é utilizada há mais de quatro mil anos, até hoje é utilizada como segredo para mulheres loiras um rinse com camomila conserva o louro e a beleza dos cabelos.

Pode ser usada em compressas em olhos inchados, suaviza olheiras e acalma a pele.

No Brasil foi trazida há mais de cem anos por imigrantes europeus. Como planta medicinal seu uso em chá auxilia e trata de problema de digestão e vermes, seu uso contínuo pode diminuir dores musculares. Muito boa nos casos de tensão pré-menstrual, insônia, problemas nervosos, adoçado com combate gripes e resfriados. É calmante e restaurador de forças. No entanto, conforme recomenda a Tabela de Drogas Vegetais da Anvisa utilizar 3 gr. (1 colher de sopa) para 150 ml. de água com a indicação de tomar 3 a 4 xícaras ao dia nos casos de cólicas intestinais e quadros leves de ansiedade. No uso em chá devemos tomar cuidado com super dosagem que pode provocar alergia.

Suas flores bonitas e cheirosas são utilizadas no recheio de travesseiros contra insônia. Existe uma espécie que produz uma tintura usada para tingir algodão com a cor laranja ou verde escuro quase marrom.

Dizem possuir poderes mágicos para atrair dinheiro, quando plantada em torno da casa afasta inveja, "olho gordo".

O óleo da camomila na pele alivia queimaduras, bolhas, inflamação, psoríase, alergias, melhora sua elasticidade. O óleo é feito das suas flores, é bom para os diversos problemas do feminino: menstruação escassa, dolorida, hemorragia uterina, prurido vulvar, menopausa seu nome em alemão quando traduzido significa "erva mãe".

No corpo físico, como já mencionamos alivia dores musculares associadas a desequilíbrio do sistema nervoso; indicada para problemas reumáticos (articulação inflamada), entorses, dores de cabeça e nascimento de dentes (primeira dentição) problemas do feminino como a menopausa e tpm; problemas intestinais como síndrome do colo irritável, diarréia, cólicas, gases e icterícia.

Segundo, Culpeper conforta a cabeça e o cérebro, tradicionalmente utiliza-se para problemas nervosos, histeria, é sedativa e antidepressiva, antialérgica, antiinflamatória, cicatrizante.

Dr. Valnet relata que o óleo da camomila é estimulante da leucocitose e bom para o inchaço do baço; também é um bom remédio para os casos de pedras nos rins. Em óleo tem as mesmas funções enquanto chá da erva, já mencionadas acima.

É um óleo de baixa toxicidade muito utilizado em crianças (em bebês usar diluído).

Pena ser um óleo caro! Evitar durante os primeiros 4 meses da gravidez. Em grandes doses, pode tornar-se hipnótica ou soporífera, mas nunca depressiva.

No emocional e mental evita pesadelos durante o sono, relaxa, harmoniza, antidepressiva, combate à raiva e medo, stress. Facilita a comunicação com nossa criança interior levando cura, perdão e conforto, combate a ansiedade. Fortalece os laços de amor entre pais e filhos, indicada para inquietação, irritação, impaciência, estados de raiva, cólera, humor variável. Excelente nos casos de problemas emocionais que se manifestam somatizando fisicamente em problemas de pele.

O óleo essencial da camomila azul é feito com a camomila alemã a anthemis nobilis, muito utilizado na cosmetologia e tem mais poder antiinflamatório do que a romana, pois possui grande concentração de azuleno.

No aspecto espiritual auxilia nas meditações, promove paz.

Como Essência Floral: temos a Matricaria no Sistema dos Florais de Minas para aquela personalidade entusiasmada que se entrega a ajudar o próximo envolvendo o coração em tudo que faz muito embora fique nervosa e apreensiva e se e ressente, pois, não recebe contra partida. Geralmente, se sobrecarrega de trabalho, irritam-se com demonstrações de egoísmo. Alia a condição materna de superproteção e nervosismo. O nervosismo e apreensão advêm deve-se a perspectiva de perfeição. Esta essência desperta o conceito mais luminoso de entrega e amor ao próximo, amplia a capacidade de nutrição cósmica, e é coadjuvante no tratamento de problemas psicossomáticos que envolvam parto, dentição, nutrição, proteção que necessitem ser equilibradas ou potencializadas.

Esta essência também existe no sistema da Califórnia – FES com o nome de Chamomile (espécie utilizada Matricaria variedade recutita) e no Francês Camomile com a seguinte vertente: confere calma emocional, relaxamento daquelas tensões emocionais sentidas principalmente no estômago. Indicada para pessoas que se encolerizam com facilidade, tem dificuldade em descansar, insônia, favorece a digestão, eliminação de gases, nos casos de "dor de barriga" e rompantes emocionais; indicada principalmente para crianças hiperativas. É um equilibrador emocional. Integra e alinha o corpo mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é a melhor forma de atendê-lo.